9 Plantas extremamente venenosas


Muitas vezes vemos uma planta bonitinha, seja no terreno baldio ali da esquina, seja em uma calçada que passamos ou até mesmo em um jardim de uma residência. Mas não se deixe enganar pela beleza, pois muitas vezes a beleza vem seguida de um perigo invisível aos nossos olhos.

Por isso, preocupado com você, o Natureza do Criador listou 9 dessas plantas extremamente venenosas. Confira.






#1 Acônito




O acônito é uma planta venenosa que pertence à família ''Ranunculaceae'', muito utilizada em fármacos homeopáticos.

Acônito é também conhecido como mata-lobos, pois em lendas ele é a ''kryptonita'' dos lobisomens. O veneno do acônito era o veneno mais utilizado em flechas de arqueiros na  antiguidade e idade média européia.

O envenenamento por essa planta causa:

.Salivação excessiva
.Falta de ar
.Tremores
.Aceleração dos batimentos cardíacos

Se ingerida apenas 10 gramas das raízes dessa planta, as consequências podem ser fatais.


http://www.phantaporta.com/




#2 Mamona




Não, não estamos falando da famosa banda Mamonas Assassinas, e sim daquela planta que tem em todo terreno ou matagal por onde passamos.

A semente da mamona possui ''ricina'', que é uma proteína altamente tóxica, considerada a toxina de origem vegetal mais potente. Uma pequena dose quanto grãos de sal é o suficiente para matar um ser humano adulto. A dose letal da ricina em média é de cerca de 22 microgramas por quilograma para um adulto normal, se a exposição for por injeção ou inalação. A exposição oral é menos tóxica e a dose letal em média é 20 a 30 mg por quilograma.


https://www.embrapa.br/

#3 Cicuta 




Cicuta é uma planta da família das ''Umbelíferas'' originária da Europa, Ásia e norte da África. É uma planta de estrutura ''herbácea'' que pode atingir a altura de até até 3 metros com o caule liso, verde e com manchas arroxeadas em sua base. Esta planta possui flores brancas e pequenas, que crescem em cachos. Assemelha-se a erva-doce.

Produz substâncias muito venenosas, como a coniina, a metilconiina e a conhidrina. É uma planta conhecida conhecida desde a antiguidade e o filósofo ateniense Sócrates foi condenado á morte suco da cicuta.


https://www.fotonostra.com/


#4 Trombeta ou Figueira-do-diabo




Dizem que o tipo de envenenamento decorrente da ingestão da trombeta deixa as pessoas quentes, cegas, secas, vermelhas e loucas. E sabe o que é pior? Pesquisadores confirmaram que isso tudo é verdade.


http://armindoalves.blogspot.com/


#5 Gympie ferrão ou picada-de-mato




É um arbusto de grande porte nativo das florestas tropicais nas áreas do norte até leste da Austrália, nas Molucas e na Indonésia. Ela é conhecida por seus pelos ''urticantes'' que cobrem toda a planta e expelem uma ''neurotoxina'' potente quando tocada.É a mais tóxica das espécies de árvores australianas urticárias. O fruto é comestível se os pêlos urticantes que o cobrem forem completamente removidos.

Caso os pelos entrem em contato com a pele, podem causar muita dor por meses. Engana-se quem pensa que o tratamento é mais agradável que os sintomas, pois a área afetada deve ser lavada com ácido clorídrico, e em seguida, os pelos da planta devem ser removidos com cera quente.


https://m.megacurioso.com.br/


#6 Heracleum




Heracleum mantegazzianum é uma planta que pode ser encontrada em vários jardins da Europa para fins estéticos, mas que tem um lado sombrio: ao entrar em contato com a pele causa terríveis queimaduras, irritações e até mesmo cegueira.

A causa destes malefícios desta planta, que atinge 5 metros de altura, são furocumarinas, um produto químico tóxico  que a planta solta, que modifica a estrutura das células da pele e a deixa mais sensível aos raios ultravioletas.Em 24 hrs à 48 hrs , a pele desenvolve queimaduras e irritações que podem causar cicatrizes permanentes e bolhas. Caso esse composto químico chegue aos olhos, pode levar à cegueira.

Natural da Ásia, muito comum na Rússia e Geórgia, mas foi trazida para os jardins europeus por conta das flores brancas que exibe.


https://gobotany.newenglandwild.org/


#7 Erva-de-são-cristovão




Planta nativa da América do Norte. Possui frutas brancas semelhantes à olhos.Os frutos e toda a planta são considerados tóxicos para o ser humano. Toda a estrutura é venenosa, mas a parte mais nociva são suas frutinhas. As toxinas causam efeitos sedativos e atuam no tecido muscular cardíaco, podendo causar parada cardíaca e levar à morte. É inofensiva para as aves, mas letal para os seres humanos, derrubando, assim, o mito de que ''podemos comer as frutas que as aves comem, pois se eles comem é porque não é venenoso''.


https://blogjatefalei.wordpress.com/


#8 Aristolochia clematitis ou papo de peru




Usada na medicina tradicional, porém pode causar insuficiência renal. Suas raízes e ''hastes'são cheias de ácido aristolóquico, um químico muito tóxico que deve ser evitado ser ingerido.


https://calphotos.berkeley.edu/


#9 Mancenilheira


A árvore mancenilheira (Hippomane mancinella), conhecida pelos hispanofalantes como "manzanita de la muerte", é considerada a árvore mais venenosa do mundo pelo, segundo o Guinness. Nas áreas costeiras, perto das praias, onde é encontrada -Flórida, Caribe, América Central e norte da América do Sul- a mancenilheira é muitas vezes marcada com uma faixa vermelha para alertar os transeuntes para que não fiquem muito perto dela. 

A árvore é venenosa em tantos níveis que se você descobrir uma em seu caminho, é melhor ficar pelo menos alguns metros de distância dela. Seu fruto se assemelha a uma pequena maçã, mas comer apenas um desses frutos poderia levá-lo diretamente ao centro de emergência de um hospital.

E olha que as maçãzinhas não são a parte mais perigosa da árvore. A seiva branca leitosa da mancenilheira é extremamente cáustica e venenosa, apenas uma gotinha sob a pele pode causar bolhas, dermatite, inchaço ou queimaduras. Isso acontece muito com os turistas que, desavisados, procuram abrigo sob a copa dessas árvores. Acontece que simplesmente as gotas de chuva que escorrem pelos galhos e folhas podem provocar queimaduras ao atingir as pessoas.

https://www.mdig.com.br/
casca da árvore é venenosa também, nem pensar em fazer uma fogueira com ela. Sua queima libera uma fumaça que pode provocar a cegueira temporária que, no entanto, em alguns casos, pode ser permanente. Considerando-se todas os perigos proporcionados por esta árvore mortífera, não é de admirar que a mancenilheira detenha o registro do Guinness de árvore mais perigosa do mundo.



https://www.mdig.com.br/


Espero que tenha gostado do conteúdo preparado para você. Peço que você compartilhe estas informações para outras pessoas estarem adquirindo essas informações ricas que você adquiriu.
Comente. Siga o blog. Interaja conosco, sua opinião e sua ajuda vale ouro.


Fontes:

https://www.megacurioso.com.br/
https://www.wikipedia.org/
https://www.infoescola.com/
https://www.dicionarioinformal.com.br/
https://www.dicio.com.br/






Comentários

Confira também